Iniciativa, execução e conclusão são as etapas de qualquer empreendimento. Todavia, muitas pessoas ficam no primeiro item, ou, quando muito, começam e não terminam. Nos dias de hoje, em que elementos como planejamento estratégico, gestão e reengenharia são valorizados no ambiente corporativo, nas relações comerciais e até nas organizações religiosas, mais do que nunca, tirar as ideias do papel. Em uma sociedade em constante transformação e que a cada dia apresenta novas demandas, ficam para trás aqueles que não conseguem executar seus projetos. Entre a teoria e a prática, o abismo está cada vez mais fundo ? e mais vale um projeto simples e realizado do que uma ideia que pode revolucionar o mundo mas ainda não foi posta em prática.
Especialista em capacitação de liderança, Josué Campanhã faz de Luz! Plano! Ação! um desafio para o leitor já no título. A expressão refere-se ao tradicional jargão cinematográfico, quando o diretor bate a claquete como sinal para o início de mais uma cena. E é do ponto de partida ? o indispensável planejamento ? que o empreendedor deve lançar as bases e traçar as metas de seu trabalho. No entanto, é preciso reservar energia e recursos para as etapas seguintes. Descendo a minúcias como estabelecimento de prioridades, elaboração de planilhas de avaliação e cronogramas de execução, o autor elabora um roteiro detalhado de focos e estratégias, sempre destacando a execução ponto alto de qualquer iniciativa. Campanhã leva em conta, também, a importância fundamental da informação, da capacitação e da motivação.
Ao longo do livro, o leitor é convidado a estabelecer as próprias metas e definir rumos de ação através do preenchimento de diversos questionários, o que confere à obra grande interatividade. Com ampla oferta de ferramentas de auxílio e orientação ? como gráficos de planejamento financeiro, guias para definição de ações e métodos de ajuste operacional ?, Luz! Plano! Ação! é um manual de consultoria em empreendedorismo para qualquer área de atividade, da abertura de uma empresa à montagem de um ministério de missões. Isso porque, independentemente da finalidade, todo projeto deve passar necessariamente pelas mesmas etapas rumo ao sucesso. Depois, é só entrar em cena!
Por que ler este livro:
O risco é parte fundamental de qualquer empreendimento, mas o desafio da realização torna-se menor mediante um planejamento realista e um desenvolvimento que leve em conta a boa técnica, o uso inteligente dos recursos e um nível elevado de motivação. Luz! Plano! Ação!, diferentemente de outras obras do gênero, tem a seu favor a linguagem extremamente acessível e o convite constante à interatividade, ajudando o leitor a descobrir a potencialidade de pequenas ideias e de práticas simples para o sucesso de suas iniciativas. É um livro sobre planejamento e sobre a realização do que foi planejado.
Quem deve ler este livro:
Empresários, administradores, gestores, agentes de capacitação, profissionais de recursos humanos; dirigentes de organizações e consultores; integrantes de entidades não-governamentais e agentes de capacitação, bem como todo leitor que deseja colocar suas ideias em prática