O EVANGELHO E A CULTURA
O processo de comunicação do Evangelho não pode ser isolado da cultura das pessoas que entregam a mensagem, nem da cultura de quem vai recebê-la. Este fato constituiu-se numa das maiores preocupações do Congresso de Lausanne, de forma que em 1978 foi organizado um simpósio sobre ?O Evangelho e a Cultura?, com a participação de teólogos, antropólogos, linguistas e pastores de cinco continentes.
A contextualização da Palavra de Deus, as barreiras culturais à comunicação do Evangelho, a importância da sensibilidade na proclamação da mensagem, a influência da cultura sobre a Igreja e o risco de sincretismo são tópicos abordados neste documento.
O EVANGELHO E O HOMEM SECULARIZADO
?Secularização é o processo pelo qual ideias e instituições religiosas estão perdendo sua significação social, as ideias tornando-se menos significativas e as instituições mais marginalizadas (...) A cultura moderna substituiu Deus como base do comportamento, das decisões e dos valores morais.? Este é o retrato do cristianismo brasileiro.
Qual é a mensagem do Evangelho para o homem secularizado? Que estratégias podem ser adotadas para que essa mensagem tenha relevância? E quais são os riscos que corremos com a secularização da igreja? Este volume trata da compreensão deste fenômeno e reflete caminhos a serem trilhados para combatê-lo.