A narrativa em dois volumes da vida de David Martyn Lloyd-Jones (1899-1981), de autoria de Iain H. Murray, é uma das mais grandiosas biografias cristãs do século XX.
Conta-nos a extraordinária história da vocação de um jovem e notável médico para o ministério cristão, narra-nos da influência duradoura e amplamente difundida da sua pregação, como também da sua influência espiritual, primeiro em Gales, sua terra natal, e depois em Londres e no mundo inteiro.
Mas, as cartas de um homem contam de dentro a história da sua peregrinação, e aqui, em mais de uma centena das suas cartas pessoais, temos um encontro em primeira mão com Martyn Lloyd-Jones.
Embora ele se considerasse um pobre correspondente, estas páginas narram uma história diferente, pondo a descoberto, descontraidamente, o afável vigor de uma personalidade que deixou indelével impressão nos que o conheceram pessoalmente.
Apanhamos aqui um vislumbre da ampla e equilibrada figura do homem: o médico e o pregador; o estudante de teologia profunda, que era fascinado pela vida agrícola; o apaixonado por livros, que se preocupava com as pessoas; o ardoroso galês, que dedicou anos da sua vida ao serviço cristão na Inglaterra e além.
Neste livro cativante e fascinante, Iain Murray divide a correspondência de um modo que propicia penetração nas diferentes áreas da vida de Lloyd-Jones (família, igreja, colegas no serviço cristão), porém, ao mesmo tempo, retém a seqüência e o desenvolvimento cronológicos.
Complementando perfeitamente a biografia, as Cartas de D. Martyn Lloyd-Jones revelam a grande emoção da sua vida: Não o que temos sido, não o que temos feito, mas a graça de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Nascido em Gales do Sul, o Dr. Lloyd-Jones fez treinamento prático no Hospital S. Bartolomeu (St. Bartolomews Hospital) e depois exerceu a medicina e foi assistente do famoso Lorde Horder.
Após renunciar à medicina em 1927, foi pastor de uma igreja presbiteriana galesa em aberavon, em Gales do Sul. Lá permaneceu até 1938, quando se mudou para Londres, para partilhar do pastorado da Capela de Westminster, em Buckingham Gate, com o Dr. g. Campell Morgan, que se aposentou em 1943.
Esse pastorado durou trinta anos, até que o Dr. Lloyd-Jones se aposentasse em agosto de 1968. Empenhous-e então num ministério de pregação mais amplo e em escrever, até pouco antes da sua morte, ocorrida em 1981.
Suas outras publicações em portugês incluem: autoridade, a série sobre Efésios (8 volumes), Sermões Evangelísticos pregados em Aberavon, Discernindo os Tempos, Os Puritanos: Suas Origens e Seus Sucessores, Que é um evangélico?, Depressão Espiritual, Por que Prosperam os Ímpios? - e em preparo, a série sobre Romanos (9 volumes).
Sua biografia devidamente autorizada, escrita por Iain H. Murray, vem em dois volumes? The First Forty Years, 1899-1939 (Os Primeiros Quarenta anos, 1899-1939) e The Fight of Faith, 1939-1981 AA Luta da Fé, 1939-1981)